sexta-feira, julho 24

H1 N1 - GRIPE SUÍNA


Meus amigos, estou de volta.
Andei passando por maus momentos por aqui.


A famigerada gripe pegou minha filhota e a batalha não foi fácil, a coisa é mesmo muito feia.


Ela esteve em Sampa e voltou com sintomas, tosse, febre alta, dores no corpo, muita dor de cabeça.


Conforme orientações no nosso querido Ministério da Saúde(?) os testes e consequentemente, o remédio, só são fornecidos para pessoas do grupo de risco, então trata-se da doença como se pode e sem o devido diagnóstico.
Agora tudo está bem melhor e minha filhota apenas repousa, e estamos presas dentro de casa para não espalhar o vírus.


Vocês não imaginam o susto e o medo de que algo acontecesse a ela. Fiquei aqui fazendo de tudo pra que ela ficasse boa logo, sopinhas, suquinhos, docinhos, remédinhos na hora, tudo com muito amor e cuidado.


Acreditem numa coisa: o vírus está aqui e está pegando muita gente, os números da mídia não revelam a nossa realidade porque não se faz mais testes, assim ninguém fica sabendo da gravidade.

Meu conselho? Previnam-se, é a única forma:

- São considerados casos suspeitos

Pessoas que apresentarem febre alta de maneira repentina (> 38ºC) E tosse podendo estar acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória.

- Recomendações

Se você esteve em área afetada pela gripe suína (eu considero essas áreas qq lugar fora de casa, uma vez que não sabemos quem tem ou não a gripe) e apresenta alguns dos sintomas acima, adotar quarentena domiciliar voluntária e:

. Permaneça em casa durante dez dias, utilizando máscara cirúrgica descartável.
. Não vá ao trabalho ou à escola.
. Meça sua temperatura três vezes ao dia.
. Fique atento para o surgimento de tosse.
. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
. Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
. Cubra o nariz e boca quando tossir ou espirrar.
. Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depoisde tossir ou espirrar.
. Manter o ambiente ventilado.
. Evitar contato próximo com pessoas.

ATENÇÃO:

Para proteger as pessoas próximas, cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir. Lave as mãos frequentemente com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar. Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados. Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Você pode se contaminar simplesmente andando de ônibus, metrô, trem, tocando maçanetas de portas, locais onde alguém com o vírus pode ter tocado antes de você. Por isso quando estiver fora de casa jamais toque a boca ou olhos sem antes lavar muito bem a mão ou desinfetar com álcool.

3 comentários:

Mariñaaa disse...

Nossa, resumiu tudo de forma clara e objetiva!

Ainda bem que a Samira está melhorando, né? Graças a Deus e a mãezona que ela tem. ;-)

Beijoca

parla marieta disse...

Eu estava realmente estrando a sua ausência, minha querida.
E como disse a Mariñaaa, você foi clara e objetiva. Precisamos estar atentos aos detalhes e aos cuidados. Pobrezinha da nossa Samirinha. E imagino a sua preocupação, ermã.
Você está bem? Não se contaminou, né?
Puxa, imagino o mau bocado que tenham passado.
Te amo muito, tenho um email pra te responder, mas de antemão agradeço as suas palavras. Sei que estou no caminho certo, e vou ficar boa.
Amo vocês!

Lilly disse...

GRAZIE DIO!!! Nossa Sammy está bem melhor e você já pode dormir mais tranquila! Tive um sustaço quando twittasse a notícia! Minha oração continua a de sempre: que o ANJO DA GUARDA ESTEJA ALERTA E AO LADO! Grande e saudoso beijo da mana
LILLY \O/