terça-feira, janeiro 31

ALIMENTANDO BEIJA-FLORES


Se quiser alimentar um beija-flor tome cuidado. Nunca use açúcar ou mel em seus bebedores, eles fermentam muito rápido causando fungos ou micoses nos bicos das aves podendo até levá-las a morte. Existem produtos à venda que são específicos para eles, inclusive ajudando na saúde destas aves. E o bom é que estes alimentos podem ficar até cinco dias a disposição deles sem necessidade de troca.

1- Família: os Colibris ou Beija-flores são pássaros da família Trochilidae .
2- Ocorrência: são encontrados exclusivamente nas Américas
3- Número de espécies: mais de 350 com cerca de 770 sub-espécies
4- Maior número de ocorrências: Colômbia, Brasil, Peru, Venezuela, Guianas
5- Maior número de ocorrência por área: Estado do Espírito Santo, Brasil, com 42 espécies e sub-espécies, numa área de 45.000 km2
6- Velocidade de vôo: a espécie do cerrado e campos gerais brasileiros, Heliactin cornuta chega a 60 km/h
7- Velocidade de batimento das asas: a espécie brasileira Caliphlox amethystina chega a 90 batidas/segundo. As espécies maiores são mais lentas.
8- Maior colibri: Patagona gigas da Colômbia, com mais de 15 cm. É o mais lento também, com 2 vibrações de asa/segundo.
9- Menor colibri: Lophornis magnificus da floresta atlântica brasileira de montanha, com 1,2 grs. Há uma espécie nos EUA mais pesada mas alguns milímetros mais curta.
10- Alimento: néctar de flores com açúcar de 18 a 29% , micro insetos e micro aracnídeos. Têm necessidade de suprimento energético constante, o que o obriga a alimentar-se 4 a 5 vezes por hora para poder voar com sua energia e rapidez característica. Chegam a alimentar-se 30 vezes seu peso em alimentos/dia. Em bebedouros com alimentação artificial pode-se utilizar o açúcar cristal, sem qualquer problema para a saúde destes pássaros, desde que seja feito uma higienização diária das garrafinhas e a solução açucarada, de 20 a 25% de concentração, seja trocada diariamente logo no início do dia.
11- Máximo de altitude: Oreotrochilus chimborazo chega a 4.500 metros no monte Chimborazo, Equador
12- Movimentação: somente vôo, com asas modificadas na mão, ao contrário dos outros pássaros que voam com o antebraço; usam os pés apenas para se agarrar no galho, isto é, não caminham no chão nunca.
13- Tempo de vida: na natureza 6 a 8 anos e em cativeiro, sem pressões de predadores podem chegar até 16 anos
14- Tempo de incubação dos ovos: 3 semanas
15- Tempo de maturação dos filhotes: 3 semanas
16- Quantidade de crias por ano: 2
17- Descanso: a noite, para economizar energia entram em torpor, reduzindo sua temperatura de 42 C para 32 C, e as batidas do coração de mais de 2000 por minuto para 40 por minuto
18- Corte nupcial: é sempre propiciada pelo macho com deslumbrantes exibições de plumagens , malabarismos de vôo e canto
19- Área mínima: Dependendo da espécie e do tipo de ecossistema, pode variar de 1 km2 a mais de 100 km2 por indivíduo.
São os únicos pássaros que param no ar, voam para trás, para cima, em movimento circular, em movimento helicoidal, em parafuso, em cambalhota.
20- Plantas preferidas: bromélias e plantas de flor avermelhada com néctar

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as informações e o site de Ruschi, pessoa notável e de quem já tinha ouvido falar bastante.

Deve ser especial ter uma vida assim estudando a natureza, apesar das dificuldades que existem.

Obrigada !

parla marieta disse...

Fala, Veruska!

O Varzeano disse...

Gratissimo. Sou Potiguar, moro num sitio e estou a 7 dias cuidando de um beija flor ferido. Buscando informações sobre como alimentá-lo corretamente te descobri como anjo.


Zelito Coringa
zelittocoringa@hotmail.com
Carnaubais/RN

Anônimo disse...

Olá, fiquei muito preocupada pois a 3 dias cuido de um filhote de beija flor, e estava fazendo tudo errado, coloquei um bebedor com flores sinteticas e dentro água com açúcar. Tenho medo de soltá-lo e algum gato machucá-lo ou mesmo dele não saber se alimentar. Você poderia me ajudar.
Meu e-mail é keiladebarros@uol.com.br
São Paulo-Capital

Anônimo disse...

eu achei um beija-flor na porta da minha casa eu naum sei o que dar para ele a minha mae naum quer deixar eu soutar ele se naum ele morre eu preciso de ajuda ja pesquisei e naum acho a resposta naum sei se dou mel ou agua com açucar para ele.