domingo, agosto 12

AO MEU PAI


DIA DOS PAIS

Hoje é Dia dos Pais, mais uma vez estarei longe do meu, mas estive tão recentemente com ele que não posso reclamar.

Meu dia começou com minha linda amiga Lillybeth (Lia Falcão) me dando os parabéns pelo Dia dos “Pães” (mãe que são pais), existem tantas mulheres por aí que são pães, como eu e ela que nem me lembro desse fato.

Ser pãe é continuar zelando e cuidando dos filhos mesmo após sua maioridade, muitos pais separados acham que os filhos só precisam de sua presença até o dia exato que os mesmos completam 18 anos, às vezes nem isso.

Então entra em cena o “pãe”, que tenta ser pai e mãe.

Isso se dá de uma forma natural, sem pressão, sem que se perceba. As mães simplesmente vão cuidando dos filhos, acompanhando, até o dia que eles finalmente estejam maduros e seguros o suficiente para seguir suas vidas sozinhos.

Mas o dia de hoje eu quero dedicar a um homem muito especial, um pai de verdade, que nunca, em momento algum de sua vida, esqueceu-se dos filhos. Viveu para os filhos e com eles se preocupa até hoje, mesmo com seus 92 anos de idade e sentindo que sua existência ao nosso lado está por um fio. O senhor ANTONIO VILELA DA ROCHA.

Esse homem é meu pai, não apenas um pai, um PAI de verdade. Um homem que, apesar de trabalhar muito o dia todo, acordava sempre de madrugada para ver se os filhos estavam cobertos e caso alguns deles tivessem molhado a cama, ele os trocavam com carinho, sem que percebessem.

Esse homem que tinha a vontade, após um estafante dia de trabalho, de colocar os filhos no colo e contar-lhes estórias e mais estórias de um tal Pedro Malazarte, cara esperto que sempre se dava bem.

Esse homem que ao saber de um filho internado no hospital, burlava qualquer esquema de segurança e horários, e ia lá ver de perto como o filho estava.

Esse homem que, apesar de ter freqüentado menos de um ano na escola, era sábio através da leitura e sempre tinha muito a ensinar e exigia de todos os seus 10 filhos: o estudo, dizia sempre que isso era a coisa mais importante na vida de uma pessoa.

Esse homem que trabalhou a vida toda, incansavelmente, para dar à sua família o mínimo necessário, e assim é até hoje, mesmo com todas as suas limitações.

Esse homem que nunca levantou a mão para um filho, mas que nunca deixou de aconselhá-los e ensinar o caminho do bem, mesmo que ele nunca tenha tido uma religião.

Esse homem de roça, caipira, que dava palpites às filhas de como ficarem mais bonitas, o cabelo mais comprido, ou mais curto, a roupa que ficava melhor, ou que destoava.

Esse homem que, se pudesse hoje, reuniria todos os filhos à sua volta para poder sabe-los sempre bem.

Esse homem que me faz sentir o maior amor do mundo, o amor entre filha e pai.

Um amor que eu gostaria que tivesse o poder de torná-lo eterno para poder estar sempre e sempre ao meu lado.

Feliz Dia dos Pais a todos os pais, pães, filhos ou qualquer pessoa que tenha a responsabilidade sobre outro ser humano.

E se meu pai pudesse enxergar para ler, gostaria que ele lesse aqui:

PAI, TE AMO MUITO, ETERNAMENTE!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe, tb. recebi parabéns pelo dia dos pães (rsrsrsrsrsrsrs)!
Pra todos os pais, todos os dias, com muito amor e carinho!!!!
Bjks

Cema Purpura disse...

A emoção toma conta de mim, o grande privilégio de ter um pai, não só neste dia, meu pai foi embora, fora do combinado a exatos 37 anos, que falta ele me faz.
é lindo o seu pai, vc se parece com ele.
Minha amiga querida.
beijos