quarta-feira, agosto 1

PARABÉNS BAURU - 111 ANOS

(Parque Vitória Régia)

Foi por volta de 1856 que Felicíssimo Antônio de Souza Pereira e Antônio Teixeira do Espírito Santo ergueram as primeiras paliçadas rústicas e levantaram casebres para que pudessem alojar suas famílias. Para garantir sua propriedade, Felicíssimo se deslocou até Botucatu, numa viagem demorada e lá registrou a posse, colocando no final do documento: Bauru, 15 de abril de 1856. Era, talvez, a primeira vez que o nome de Bauru, como povoado, aparecia em um documento oficial. Começava, desta maneira, a surgir a Vila de Bauru, um lugarejo modesto, humilde, mas que tinha tudo para expandir e transformar-se na grande cidade que é hoje.
Nossa modesta vila era subordinada ao município de Fortaleza (próximo de Agudos) criado em 1887, cuja instalação, bastante solene, aconteceu no dia 7 de janeiro de 1889.
Em 1888, a Câmara Municipal de Lençóis a cujo município Bauru pertencia, por proposta do vereador Faustino Ribeiro da Silva, então presidente da edilidade daquela cidade, nomeou “arruador” para o patrimônio de Bauru o cidadão Vicente Ferreira de Faria e, finalmente no dia 30 de agosto de 1893 o Dr. Bernardino de Campos, governador do Estado de São Paulo, promulgou a Lei nº 209 que criou um Distrito de Paz na povoação de Bauru.
A instalação do Distrito aconteceu festivamente no dia 6 de julho de 1894, numa das salas da residência de Manoel Jacynto Bastos, em frente ao cruzeiro que este ajudara a levantar na praça Rui Barbosa, do lado da rua Gustavo Maciel.



01 de agosto - Aniversário de Bauru!
Parabéns!

Um comentário:

Lilly Falcão disse...

Parabéns Bauru!!!
Aí residem meus 3 amores do sul...
Cuidado neles p/bem-querermos tu!;)