quarta-feira, setembro 27

TRATADO DE VIDA

Tratado de Vida
Vera Vilela

Até que ponto é bom sonhar?
Tenho pensado muito nisso e acho que todo sonho deve ter medida, limite. Quando o sonho começa a ficar com cara de pesadelo é hora de acordar.
Às vezes passamos a vida toda sonhando e esperando.
Acho bom ter sonhos bonitos, românticos, alegres. Mas quando a realidade não existe, ele passa a ser ruim. É piscar os olhos e acordar.
É bom deixar o sonho para as noites bem dormidas e viver a realidade, mesmo que ela não seja tão boa quanto desejaríamos.
Sonhar na dependência de outros é pior ainda, se já não damos conta dos nossos, quem dirá dos alheios?
Passar a vida esperando que aconteça o que se tem consciência que jamais chegará não é sonho, é burrice. É viver em outro mundo.
Viver a vida é que deveria ser bom. Levantar de manhã com a cabeça fria, sabendo tudo o que se espera, sem dúvidas, sem lamentações. Apenas viver.
Dar o melhor de si para quem está ao seu lado e te valoriza. Para aqueles que se tem certeza de sua utilidade, mesmo que não seja assim tão importante, mas é real, é palpável. Viver o que se acha importante para si, não para o resto da sociedade.
Viver a amizade sem limites e perceber que tem muita gente a sua volta precisando de sua conversa, de seu carinho, de seu amor.
É deixar que o sonho se vá como uma folha no outono, com a certeza que a primavera chegará e com ela novas folhas e também flores.
Viver é olhar para frente, enxergar os recados da vida, avistar o horizonte com suas múltiplas possibilidades de caminhos a seguir. É não se desviar do que se propôs, é ter como meta apenas a sua felicidade e a dos que o rodeia e te amam de verdade. É não deixar que os sonhos tomem conta do seu pensamento e nem te jogue para fora da estrada.
Sonhar não é viver. Sonhar é fingir que se é feliz a custa de coisas que não existem.
Sei que é difícil abandonar um sonho, é dolorido, mas nada é fácil em nossa vida.
Fiquemos apenas com o bom sonho, que é aquele que nos alegra e nos mostra, no fundo, apenas nossa realidade. Nada mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Vera Luz,

que a luz verdadeira dos sonhos primaveris

delicados, tenros,

chegue a partir da realidade positiva, construtiva, saudável !

um beijo,
Clamiga.

Anônimo disse...

Ótimo, Veroca! Adorei!
E vamos q vamos pq a fila anda!!!!!!!
Bjks =^.^=

Lilly Falcão disse...

Ui...Ai...Ui...Snif!!! Sem comentários!
Bandeide não cura câncer mesmo...Beijus!